Ainda hoje guardo o mail enviado pela Joana Miranda, uma das responsáveis pela gestão de voluntários do único núcleo que existia, o de Nossa Srª de Fátima, quando enviei um mail para saber mais sobre o projecto Refood. E o mail dizia:
– “Bem-vinda à equipa Refood! Precisamos da ajuda de todos os que nos queiram ajudar a fazer chegar comida a quem mais precisa”. Explica em 2 linhas como funciona o projecto, dá o seu contacto pessoal e termina com um “Até breve, Joana”.
Foi com este caloroso acolhimento “virtual” que tive o meu primeiro contacto com a família Refood e não mais “larguei o osso” até conseguir replicar o conceito no bairro onde moro.
Passados alguns meses e completamente envolvida no conceito Refood, pergunto ao Hunter se posso criar uma “Refood” em Telheiras. A resposta nem se fez esperar:
– “Claro! Arranja uma equipa de 12 pessoas e depois vem falar comigo”. E assim foi. Falei com a minha irmã, que abraçou o projecto ao mesmo tempo que eu, com uma amiga e “como uma amiga tem uma amiga e outra amiga outra amiga tem”, passados 2 meses tínhamos uma equipa empenhada e pronta para começar a pensar em como criar uma Refood no bairro de Telheiras.
Hoje sou uma das responsáveis do núcleo de Telheiras, mas a minha dedicação à Refood não fica por aqui. Continuo ligada à casa mãe esperando que, contribuindo com a minha experiência e os meus conhecimentos, sejamos capazes de cumprir o sonho do mentor do projecto de “tornar Lisboa a primeira cidade, a nível mundial, sem desperdício alimentar e sem fome urbana”.
Otília Faria | Responsável da Refood Telheiras
(a que quer continuar a fazer a diferença)
E sempre com um sorriso e pronta para colaborar, partilhar e tudo e tudo. Obrigada Otília. Um bj de NªSª Fátima.
Obrigada Luísa. também tu és uma mulher “sempre pronta” . Bjs
Boa tarde,
Gostaria de saber o que devo fazer para puder ser ajudada por voces porque somos uma familia monoparental e passamos dificuldades economicas e por vezes faltam nos uma alimentacao. Residimos em Campolide e precisamos imenso da vossa ajuda.
Obrigada.
Olá Maria,
eu resido também em Campolide.
Já pensou em ajudar a trazer este projecto para a nossa freguesia? Se sim, entre em contacto comigo [martame.cb@gmail.com]
Certamente muitos precisarão de beneficiar deste projecto tal como a sra.
Obrigado
Marta T.
Bom dia,
Gostaria de fazer parte da equipa da Re-food Foz do Douro.
Como devo proceder?
Parabéns pelo vosso projecto e dinâmica inerente.
Célia Ruão
Bom dia,
Acho a vossa iniciativa fascinante e louvável.
Adorava poder contribuir de alguma forma, tornando-me voluntária.
Como estou desempregada, sinto necessidade de me sentir útil ajudando numa causa nobre.
Ainda estão a aceitar voluntários?
Obrigada e tudo de bom.
Obrigada Otilia pelo teu apoio e inspiração constantes
Com pessoas assim o Re-Food chegará a todos os cantos do mundo
Obrigada Ângela. Com o espírito positivo da nossa TOC fica tudo mais fácil. 😉
E hoje Telheiras funciona como modelo em muitos aspectos. Parabéns à Otília e à sua equipa
É isso mesmo Francisca, se Telheiras funciona bem isso deve-se à Equipa e ao voluntários que semanalmente por ali passam.
Bom dia, li na comunicação social que a re-food vai iniciar o projeto nas freguesias de s Francisco xavier e Belém e gostaria de me oferecer como voluntária. Como devo proceder? obrigada Cristina Costa
Olá Cristina,
Estamos a tratar de colocar o nosso servidor de email a funcionar, mas ainda não foi possível concluir esta tarefa. Pode passar pelo nosso facebook e deixar-nos uma mensagem privada, para lhe enviarmos os contactos dos responsáveis dos núcleos? Aqui: https://www.facebook.com/refoodportugal
Obrigada e até breve!
Tenho algum tempo livre e gostava de saber como posso ajudar no vosso projecto
Obrigada
Madalena Roquette
Olá Madalena,
Obrigada pelo seu interesse neste projeto.
Estamos sempre a precisar de pessoas com vontade de ajudar.
Convidamo-la a visitar um dos nossos núcleos para nos conhecer. Estamos lá todos os dias úteis a partir das 18h30. Nessa altura poderá ver o que fazemos e teremos todo o gosto em responder a todas as suas questões.
Até breve!
Moradas:
Re-food Nossa Senhora de Fátima: Av. Poeta Mistral (atrás da Igreja de Nossa Senhora de Fátima).
Re-food Telheiras: Rua Mário Dionísio, 2.
Re-food Estrela: Rua do Borja, 4.
Olá, bom dia
Uma amiga minha que reside na Av. EUA quer colaborar connosco.
Por favor podem dar-me os contactos do núcleo do REFOOD daquela área? Tentei perceber se esta informação está disponível on line, mas não encontrei.
Obrigada,
Ana Mª Carneiro
(apoio comunitário equipe do Lumiar)
Olá Ana
Creio que a Av. dos Est. Unidos da América pertence à freguesia de Alvalade onde já há um grupo constituído. A amiga pode mandar mail para alvalade.refood@gmail.com. Pode ainda encontrar mais informações sobre este núcleo na página do facebook: https://www.facebook.com/RefoodAlvalade?fref=ts.
Bjnhs
Otília
Olá Ana
A Av. EUA pertence à freguesia de Alvade. Assim a amiga pode entrar em contacto com a Re-Food de Alvade através do email alvalade.refood@gmail.com com os seguintes dados (nome, idade, disponibilidade e contactos).
Pode ainda ir à página do facebook da RF de Alvalade para saber mais informações sobre este núcleo (https://www.facebook.com/RefoodAlvalade?fref=ts).
Bjnhs
Otília
Boa noite, eu gostaria de saber se o vosso projeto se pode estender a outras localidades do país. Eu vivo perto de Caldas da Rainha e acho o vosso projeto muito grandioso e interessante, pelo que vos felicito, desde já pela vossa disponibilidade para ajudar os outros.
Abraço e bom trabalho,
Boa noite, faço parte de um grupo de amigos que a titulo particular saimos á rua de 1 vez por mes dando apoio e alimento a sem abrigo, mas acima de tudo abraçar, sentir, partilhar histórias e ouvir sem julgar Temos criado tambem algumas iniciativas como por exemplo levar os “sem abrigo” á praia.
Estando neste grupo há cerca de 8 meses, enriqueci imenso como pessoa
Neste momento quero dar mais de mim e pretendo dedicar-me a 100% a um projeto solidário existente, estando numa fase de procura o vosso nome chegou-me através de uma amiga que me fala do projeto refood com um enorme carinho, bem haja pelo vosso excelente trabalho.
neste contexto aproveito para fazer a mesma pergunta do Nuno. “Gostaria de saber se o vosso projecto se pode estender a outras localidades” moro em Massamá Norte perto de Queluz, estou muito motivado nesta busca do meu sonho.
Aguardo o vosso feedback
até já
Olá boa tarde, desde que vi a reportagem com o projecto que fiquei super interessada. Por isso, gostaria de me voluntariar para o projecto aqui no norte, pois tal como em Lisboa existem muitas pessoas que precisam de uma ajuda e de um olhar diferente.
Têm alguma ideia se irão ter algum grupo no Grande Porto?
Contem comigo no norte!
E muitos parabéns pela iniciativa.
Andreia
Boa tarde, gostaria de informações sobre a Refood Lumiar.
Tenho disponibilidade às 3ªas das 20h às 21h para prestar serviço de voluntariado. Moro no Lumiar.
Cumprimentos.
Olá! Eu chamo-me Carmen e gostava muito de ajudar esta causa tão nobre e boa e,por esta razão, queria saber se o Refood da Estrela já está em fucionamento pois eu moro lá e queria muito ajudar! Boas tardes e parabéns pela coragem e genuidade de ajudarem os que mais precisam
Olá Carmen
Obrigada pelo interesse demonstrado pelo projecto. Pode deixar uma mensagem no facebook da Estrela https://www.facebook.com/refood.estrela?fref=ts
Cumprimentos
Otília Faria
Estive a ler e a informar-me sobre o vosso projecto e gostaria de fazer voluntariado. Qual o núcleo mais pero de Benfica? Está programado alugm núcleo em Benfica?
Cumprimentos
Olá Cristina
Pode enviar um mail para norte.lisboa.refood@gmail.com e eu dou-lhe os contactos do grupo de trabalho de Benfica?
Fico a aguardar.
Cumprimentos
Otília Faria
Ola bom dia!
Resido em Marvila e gostaria muito de colaborar convosco.
Como o posso fazer?
Já existe algum núcleo nesta região?
Obrigada
Laura
Bom dia Laura
Há um grupo a ser formado em Marvila. pode enviar um mail para comunicacao@re-food.org?
Obrigada pelo interesse demonstrado.
Até breve
Otília Faria
Bom dia
Gostaria muito de ajudar, nesta acção que considero muito importante.
Tenho disponibilidade à sexta-feira a partir das 18 horas.
Trabalho na Zona do Principe Real e moro na Graça.
A zona da Estrela não é má para mim.
Cumprimentos
Ana Manarte
Olá Ana
Obrigada pelo interesse demonstrado pelo projecto. Pode deixar uma mensagem no facebook da Estrela https://www.facebook.com/refood.estrela?fref=ts
Cumprimentos
Otília Faria
Olá! Gostava muito de poder dar o meu contributo para este projeto. Moro nos Anjos e, pelo que percebi, já existe um Refood na área da Mouraria. Gostaria de saber como posso obter mais informações e voluntariar-me.
Muitos parabéns por este trabalho tão nobre!
Olá Joana
De facto já há um grupo a ser formado na Mouraria. Pode enviar um mail para comunicacao@re-food.org.
Obrigada pelo interesse demonstrado.
Até breve
Otília Faria
Sou uma pré reformada(espero estar reformada dentro de 3 meses) e uma das coisas que quero fazer nessa condição é voluntariado. Tive conhecimento do vosso projeto e aguçou-me o apetite para colaborar no vosso. Moro no Campo Pequeno.
Agradeço informações.
Obrigada
Com os melhores cumprimentos
Gloria Marcelino
Olá Glória
Pode mandar um mail para comunicacao@re-food.org. Gostaríamos de saber mais sobre a sua futura disponibilidade.
Até breve
Otília Faria
Olá! Também estou interessado em saber sobre o o ReFood da Mouraria uma vez que moro lá.
Obrigado,
Pedro
Olá Pedro.
Há um grupo a ser formado na Mouraria. pode enviar um mail para comunicacao@re-food.org.
Obrigada pelo interesse demonstrado.
Até breve
Otília Faria
Boa noite, gostaria de saber o que é necessário para fazer parte deste projecto bastante interessante. Aguardo resposta
Olá Sara
Pode enviar um email para comunicacao@re-food.org.
Se mora em Lisboa pode ver através do FB se já existe algum núcleo na zona em mora ou trabalha e pode deixar mensagem.
Obrigada pelo interesse demostrado. Até Breve
Otília
Olá
Gostaria de participar no vosso projeto como voluntária, durante a semana até às 16h30m.
Vivo em Esmoriz.
Aguardo resposta
Obrigada
Olá a todos. Acho o conceito fantástico e gostaria de participar no projecto. Já pesquisei e estou interessada no núcleo de São Sebastião. Como devo proceder ? Obrigada, Joana Gonçalves.
Olá Joana.
O núcleo de São Sebastião está quase a arrancar. pode inscrever-se clicando no seguinte link.
https://docs.google.com/forms/d/1Su3BNOSIdz1EYXUGWRiwDdnsbV9XoH0bzK_U5ec1hM0/viewform
Até breve.
Otília
Venho desta forma entrar em contacto com a Refood pois esta iniciatica esta em expansão territorial e chegando finalmente ao Porto(brevemente)onde o conceito será muito bem recebido para quem quiser se associar e nao ter tanto desperdício alimentar ou deixar de o ter pois a cidade ainda assim tem esta particularidade basta para isso percorrer muitos dos restaurantes da area e percebe-se isso.
Pelas noticias veiculas pela comunicação social e propria imprensa e meios da internet e como actualmente estou desempregado e pretendo me tornar útil neste conceito e onde já pude praticar o meu acto de voluntariado noutras instituições como poderei contactar a Refood pois em Março próximo pretendem realizar uma reunião aberta a todos os interessados que pretendam se associar(colaborar) a este projecto e queria saber o local em concreto e respectivas horas do encontro se me podem disponibilizar essa informação para o email no qual fico agradecido.
Os meus cumprimentos
Boa noite, tomei conhecimento através da Associação de Pais da secundária Filipa de Lencastre que necessitam de voluntarios para o Pingo Doce do C.P.
Gostaria de saber onde posso obter mais informações.
Obrigada
Olá Alexandra
O Pingo Doce do Campo Pequeno é assegurado pelo núcleo de NªSrª de Fátima. Assim sendo pode enviar mail para: vol.refood.nsf@gmail.com.
Cmprts
Otília
Olá Boa tarde, moro na Alameda D. Afonso Henriques e gostaria de colaborar neste projecto. Agradecia informações.
obrigada
Moro em sacavem gostava de saber se existe alguma coisa nesta zona
Boas, resido em Olhão um conselho do Algarve onde as existem muitas famílias com dificuldades económicas.
Gostaria de saber o que fazer para podermos ter no conselho uma iniciativa tão nobre.
Cumprimentos
Nuno
OLá Nuno
A Refood está a dar os 1ºs passos no Algarve. Será que se pode juntar a uma destas equipas que já estão em formação?
– https://www.facebook.com/refood.almancil
– https://www.facebook.com/refood.algozetunes
Cumprimentos
Otília
Como e que se pode ser voluntária ?
Boa tarde,
Resido em Queijas e estou na situação de reforma, pelo que poderei eventualmente disponibilizar algum tempo para servir como voluntário num projecto destes, em especial na minha zona de habitação do Concelho de Oeiras.
Desejo-vos um grande sucesso em prol dos mais necessitados.
Cumprimentos pessoais
Fernando
Boa noite.
Eu moro em telheiras e gostava de saber mais sobre este projecto. Li uma resposta do DC à Madalena, no ehtanto não sei onde fica a rua nem a consigo encontrar no google maps. Alguém me pode ajudar por favor?
Olá António
A rua Mário Dionísio é uma rua pedonal paralela à Av. das Nações Unidas (a do Hipermercado do Continente). A Re-Food fica numa das lojas de um edifício branco e amarelo que tem o café Melkia na esquina, no inicio do Alto da Faia.
Qualquer duvida pode enviar um email para telheiras@re-food.org e nós mandamos um ficheiro em anexo em como chegar.
até breve
Otília Faria
Olá,boa noite! Antes de mais parabéns a toda a equipa envolvida pelo trabalho fantástico que estão a realizar. Sou fã da vossa causa e gostaria muito de poder partilhar o vosso projecto. Vivo na freguesia dos Olivais e tive conhecimento que seremos os próximos “contemplados”.Como posso ser vossa voluntária? Obrigada!
Olá Maria
Bem vinda.
Pode deixar uma mensagem na Página de Facebook dos Olivias a dizer que quer ser voluntária? a página é: https://www.facebook.com/refoodeolivais
Cmprts
Otília
Viva,
São necessários voluntários para Cascais?
Qual o contacto da pessoa responsável por esta zona?
Obrigado,
Tiago
Boa tarde,
Gostaria de saber mais informações sobre o projecto Refood e como poderia ser voluntária.
Obrigada!
Gostava de ajudar como voluntário, como posso fazer. Obrigado, aguardo uma resposta.
Moro em Oeiras e gostaria de saber como posso ser vossa voluntaria. Obrigada
Boa noite, o meu nome é Sofia Mourão e só soube da vossa existência á cerca de uma semana, mas gostaria de contribuir de alguma forma, do coração, apenas ainda não sei como o fazer.. quando possível retribuam o meu comentário e dêem-me uma resposta, uma excelente noite
Boa noite, o meu nome é Sofia Mourão e só soube da vossa existência á cerca de uma semana, mas gostaria de contribuir de alguma forma, do coração, apenas ainda não sei como o fazer.. quando possível retribuam o meu comentário e dêem-me uma resposta, uma excelente noite.
Boa tarde,
Resido na zona da Amadora e pretendo colaborar no fantástico projecto que estão a desenvolver diariamente junto de quem necessita. Têm algum núcleo nessa localidade? Caso não exista, gostaria de saber o que é necessário fazer para a iniciativa poder ser aplicada na Amadora.
Muito obrigada!
Ângela
Olá bom dia,
Estou interessado em abrir um Refood em Setúbal no entanto gostaria de saber quais os requisitos ou mesmo uma reunião com a pessoa responsavel de modo a poder iniciar a abertura duma loja para este concelho.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo Samouqueiro
Boa tarde,
Gostaria muito de ser voluntária no Re-food da Lapa. Fico a aguardar que me contactem.
Obrigada
Olá gostaria de saber onde é o vosso núcleo de Viana do Castelo, e como devo fazer para me tornar voluntária, visto que tenho sempre 2 dias livres por semana.
Obrigada e bem-haja a todos!!!
bom dia,
Gostaria de saber como poderia ser voluntária na re-food telheiras
Obrigada
Boa tarde,
Vivo em Torres Vedras e gostaria muito de poder fazer parte do vosso projeto, como voluntária.
Estarão a pensar em abrir aqui algum Re-food a curto prazo?
Fico a aguardar uma resposta.
Obrigada.
Ana Pereira
Não sei se deverei dirigir-me à Otília…
Vivo entre Lisboa e Olhão, cada vez em Olhão – cidade conhecida pelos mercados, restaurantes e talvez menos pelas carências de alguma população local.
E basta morar perto dos restaurantes e de um ponto de recolha de lixo para se ter a noção do enorme desperdício que existe
…
Soube da abertura recente de um núcleo em Faro.
O que fazer, que apoio da Refood “mãe”, para avançar com um projecto de Refood Olhao
Muito boa noite!
Será que há espaço para mais uma voluntária? 😀
Aguardo resposta, muito obrigada!
Em primeiro lugar gostaria de enaltecer todos os que se volutariam para estas e outras causas tão nobres de ajudar o próximo.
Por enquanto ainda tenho comer em casa para 3 pessoas, mas a breve prazo vou precisar, pois o meu marido está desmpregado e por muito que procura, com os seus 49 anos, não consegue encontrar trabalho.
Gostaria de saber como fazer para obter a vossa ajuda e por outro lado se tiverem alguma re-food na zona da Moita, distrito de Setubal, posso também ajudar, pois chego a casa pelas 18.30 todos os dias.
Obrigado
Helena Silva
Olá,
Eu gostava de dar o meu contributo na entrega de comida às pessoas. Moro no Cacém e trabalho junto do miradouro de Santa Catarina. Gostava de saber os núcleos mais próximos de um ou de outro sítio e como poderia me integrar.
Obrigada,
Marisa
Boa noite,
Gostaria de colaborar neste fantástico projecto que estão a desenvolver diariamente junto de quem necessita. Têm algum núcleo na zona da Amadora? Caso não exista, gostaria de saber o que é necessário fazer para poder desenvolver este projecto.
Fico a aguardar o vosso feedback.
Antecipadamente agradeço a vossa atenção!
Boa noite,
Através de uma revista académica tive conhecimento sobre o vosso projecto e fiquei bastante interessado em contribuir também para a causa. O que poderei fazer para puder integrar a equipa? Eu moro em Queluz e tenho uma grande vontade em ajudar.
Obrigado,
André Borges
Boa tarde,
Mais uma vez estou a tentar entrar em contato, pois penso que o meu último post não foi bem sucedido.
Tenho um forte interesse em me associar a esta causa e poder participar neste projeto.
Gostaria de me juntar ao grupo de Telheiras, caso seja possível ou a um outro grupo na área da grande Lisboa.
Obrigado e até breve,
André Borges
B.tarde, gostaria de saber o que devo fazer para puder ser ajudada por voces porque encontro-me numa situação difícil de desemprego de longa duração e estou a receber RSI, vivo num quarto na zona da Estefãnia.
Obgada pela atenção
Ana Maria
Ola bom dia!
Resido em Oeiras e gostaria muito de colaborar convosco.
Como o posso fazer?
Já existe algum núcleo nesta região?
Obrigada
Olá eu sou a Bruna Rebelo e tenho 15 anos, agora que entrei em férias gostava de dedicar o meu tempo a ajudar as pessoas, por isso gostava de me tornar voluntária na re-food (Viana do Castelo).
Gostaria de fazer voluntariado nesta organização. Como? Vivo no Norte.
Obrigada.
Cumprimentos.
Eu gostaria de fazer parte da Associação de Refood como voluntario e o meu contacto é 963797675
Parabéns, antes de mais, pelo projecto e iniciativa! É de sempre de louvar
Gostaria de saber se existe algum projecto a ser desenvolvido para Odivelas, e se sim, com quem poderei contactar para colaborar. Senão, em Lisboa, quais são os vossos centros que mais precisam de ajuda?
Obrigado
Soraia Meneses Alarcão
Gostaria de colaborar convosco. vivo em Oeiras e estou reformado. Como proceder?
Preciso de ajuda área de loures
Boa tarde,
Eu e a minha filha gostaríamos de colaborar como voluntárias neste projecto refood, como tal agradecia que me fosse facultado o contacto telefónico ou endereço das instalações em Cascais, de forma a participarmos activamente.
Obrigada
Paula
Olá a todos! Moro perto do Parque das Nações e gostaria de saber se existe algum grupo constituído nessa zona, pois gostaria muito de poder participar e ajudar o vosso projeto. Aguardo a vossa resposta. Muito obrigada.
Boa tarde equipa refood!
Gostaria muito de colaborar convosco na area da Mouraria. Tenho pesquisado contactos mas sem sucesso. Ja Telefonei para a sede de telheiras e ainda nao consegui falar com Ninguem.
Podem me dar umas luzes?
Quero muito fazer parte deste projeto fantastico
Obrigada!
Olá o meu nome é Guida Maria , sou natural e residente na praia da Nazaré que pertence ao distrito de Leiria e professora na Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto.
Tivemos (eu e a minha mãe), o previlégio de sermos ajudadas em plena A8 pelo Sebastião que parou para me ajudar a endireitar o carro, enquanto aguardava assistência em viagem; achei que ele só pode ser um Ser Iluminado …!!!
Gostaria de saber se na minha zona já existe o projeto, ou se é possível?!
Atenciosamente, aguardo resposta.
Guida Silva
Boa tarde, voluntários do Algarve!
Refood Almancil precisa de mais pessoas para esta nobre causa!
Aguardamos o vosso contacto!
PBrunido
https://www.facebook.com/refood.almancil
Olá boa tarde,
Gostaria de colaborar com o vosso projeto. Moro na zona do Intendente e penso que existe um qualquer projeto ali. Tenho ideia de ser muito difícil conseguir uma resposta vossa, mas espero estar enganada. Obrigada
Quero ajudar como posso ajudar quero ser voluntário