Campo de Ourique

O NÚCLEO

QUEM SOMOS

Foram muitos os desafios que se colocaram no percurso que levou à abertura do nosso Núcleo Refood de Campo de Ourique, num caminho levou 3 anos a percorrer.
Começámos pela reunião Sementeira na Escola de Hotelaria, no dia 5 de Junho de 2014, com a divulgação do projeto e o convite à comunidade de Campo de Ourique para o implementar na sua freguesia. A chamada “equipa de pioneiros”, constituída por voluntários-gestores, responsável pela realização desta reunião e pelo arranque do projeto, foi imprescindível para aquilo que alcançámos até hoje!
Em Setembro de 2014, ainda sem centro de operações, tivemos que nos mobilizar para começar a trabalhar no terreno; a Padaria Portuguesa das Amoreiras contactou-nos, tendo desde logo sido iniciada a recolha dos seus excedentes e a subsequente entrega em instituições do Bairro que estivessem disponíveis para receber os alimentos num horário tão tardio como as 23:30h!
Após muito “suor e esforço”, conseguimos um espaço cedido pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique, através

de um protocolo de cedência que foi assinado a 2 de Maio de 2016; trata-se de um espaço inserido num edifício histórico junto à igreja de Santa Isabel, onde funcionava a antiga Junta de Freguesia, que foi sujeito a obras para melhor se adaptar aos nossos objetivos.
Passaram 3 anos, desde a Reunião Sementeira até à abertura do núcleo, a 16 de Outubro de 2017; a nossa missão, fornecer comida resgatada e em boas condições àqueles que mais dela necessitam na nossa comunidade, estava finalmente a funcionar em pleno.
Com uma organização assente em oito pastas, apoiamos diariamente cerca de 40 famílias, graças ao apoio dos nossos quase 30 parceiros, nomeadamente, restaurantes, cantinas escolares, mini e supermercados, padarias e pastelarias. Para o sucesso deste projeto contamos com a colaboração de 15 voluntários-gestores e de cerca de 100 voluntários, que recolhem alimentos e preparam mais de 400 refeições/mês para serem distribuídas pelos nossos beneficiários, combatendo desta forma o desperdício alimentar.

O NÚCLEO

EM AÇÃO

PARCEIROS

O nosso núcleo REFOOD em números:

100

Voluntários

80

Beneficiários

14

Fontes de Alimentos

7

Parceiros

400

Refeições /mês

Se quiseres mudar o mundo na tua comunidade, 2 horas por semana bastam!

MORADA

Rua de S. Joaquim
1250-234 -Lisboa

HORÁRIO

18h às 24h

TELEFONE

+351 964107818

SIGA-NOS

© 2024 - REFOOD 4 GOOD (IPSS)  |  Política de Privacidade |